Ao longo do tempo, a Terra passou por diversas transformações, desde o processo de resfriamento e solidificação da camada externa até as decorrentes da intervenção humana. A história do nosso planeta foi dividida em eras e períodos, que veremos a seguir.
A mais antiga e longa das Eras Geológicas, a era Pré-Cambriana se estende desde a formação da Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, até 570 milhões de anos atrás.
O Período Cambriano se caracteriza pelo surgimento de animais com carapaça. Os principais foram os “trilobitas” (tri= três, lobitas= lobos), que constituem cerca de 70% dos fósseis encontrados deste período e raramente passavam de 10 cm. Mas, alguns chegavam a alcançar até 1m. O mais intrigante da Era Paleozóica era que durante a maior parte da história do planeta, a Terra foi dominada por seres microscópicos e, então, num período bastante curto (para a história do planeta) de cerca de 40 milhões de anos a evolução deu um “salto” que ficou conhecido como “transição do período cambriano” ou “explosão cambriana”. A partir daí começaram a surgir seres pluricelulares, e depois, seres macroscópicos como as plantas e os animais que afetaram profundamente o planeta. Até hoje ainda não se chegou a um consenso sobre como essa mudança se processou.
A Era Mesozóica (meso=meio e zóico=vida) é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás.
Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangeia. O aprimoramento e extinção dos dinossauros também é um fato marcante desta era chamada de “era dos dinossauros”, porque foi quando eles mais se desenvolveram.
A Era Cenozóica se iniciou há 65 milhões de anos e se estende até os dias atuais.
A sua principal característica é o surgimento de novas espécies depois do grande cataclismo (meteoro) que se abateu sobre a terra no final da Era Mesozóica e que teria sido o responsável pela extinção dos dinossauros que até então predominavam sobre a terra.
Entretanto, alguns seres sobreviveram ao período de escassez de comida que se estendeu até o início da Era Cenozóica, e foram evoluindo ao longo do tempo até ficar como os conhecemos hoje. A principal espécie a evoluir foi a dos mamíferos. Tanto é, que a Era Cenozóica às vezes é chamada de “Era dos mamíferos”, tal qual a Era Mesozóica com relação aos dinossauros. Mas a diversidade biológica deste período e a rápida evolução das espécies tornam injusta tal denominação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário